Sabemos que sair do aluguel e conquistar a casa própria, na maior parte das vezes, é bem complexo e exige bastante planejamento. Sabemos também, que na maioria das vezes, o financiamento imobiliário pode ser a melhor solução.
E a Tabela Price (sistema francês de amortização) e Tabela SAC (sistema de amortização constante), são os dois métodos mais famosos e utilizados em amortizações (processo de pagamento gradual) de um empréstimo ou financiamento.
A amortização, tanto na Tabela SAC quanto na Tabela Price, é usada para pagar a dívida gradualmente, mas as metodologias são diferentes, já que a Tabela SAC prioriza manter a parcela constante, enquanto a Tabela Price se concentra em análise de preço e margem de contribuição.
A escolha do método ideal irá depender muito da realidade financeira, objetivos e necessidades do comprador. Ambas as tabelas podem ser usadas para calcular o preço do imóvel, mas elas utilizam abordagens diferentes para chegar a esse valor.
A Tabela Price corta boa parte dos juros quando se paga adiantado. Então, se você pretende realizar amortizações, você não usará o prazo completo do financiamento, logo é a melhor escolha.
Mas se você pretende ir com o financiamento até o final das prestações sem adiantá-las, o SAC é a opção ideal.
O melhor é estudar as diferenças de cada tabela e encontrar forma que cabe no seu bolso, e vá de encontro com as suas necessidades.
A principal diferença entre os dois modos está no valor de cada prestação e isso afeta até mesmo na quantia total de juros.
Veja outras diferenças:
Vantagens:
Tabela SAC – O valor das parcelas é decrescente, ou seja, conforme o tempo passa, você paga menos a cada mês.
Os juros são menores se for considerado o período todo, visto que a amortização da dívida é maior.
Em geral, os bancos tendem a preferir a metodologia SAC sobre a Price.
Tabela Price - O pagamento das parcelas é menor no começo do período. Assim, o tomador de crédito pode usar essa diferença para investir o dinheiro e receber um retorno sobre ele.
Taxa fixa, fazendo com que as oscilações econômicas – como alta de juros, recessão e outras questões – afetam menos a parcela.
Geralmente, é possível oferecer prazos maiores para o pagamento do financiamento, o que é perfeito para quem não tem muito dinheiro guardado para comprar a casa própria.
Desvantagens:
Tabela SAC - O valor dos juros é mais elevado no início do financiamento, o que significa que o pagamento inicial é maior.
Pode ser difícil para algumas pessoas arcar com o pagamento inicial mais elevado.
A maioria dos bancos não costuma aprovar parcelas que comprometam mais de 30% da renda familiar do cliente, o que ocorre muito na Tabela SAC.
Tabela Price - Mesmo que as parcelas sejam fixas, o prazo mais longo pode apresentar riscos para o comprador, que pode não ter o valor para finalizar o pagamento.
Como o saldo devedor é abatido de forma mais lenta, demora um pouco mais para efetuar a amortização.
Como calcular ambas:
A Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) e a Tabela Price (Preço de Venda) utilizam diferentes métodos para calcular a amortização.
Tabela Price:
A fórmula para calcular a amortização na Tabela Price é diferente, ela é calculada pela diferença entre o preço de venda e o custo variável, ou seja:
Amortização = Preço de Venda – Custo Variável.
Tabela SAC:
A fórmula para calcular a amortização mensal na Tabela SAC é a seguinte:
Amortização Mensal = (Saldo Devedor Inicial * Taxa de Juros Mensal) / (1 – (1 + Taxa de Juros Mensal) ^-número de períodos).
* As fórmulas de amortização apresentadas são gerais, podem haver variações.
É muito importante entender todas as variáveis em torno dos valores das prestações, das taxas de juros, dos impostos e, também, os prazos de pagamento. E analisando todas as informações e adaptando para o seu contexto, qual dos métodos você achou mais fascinante?
Gostou da matéria? Nos conte lá no Instagram. @paulorobertoleardi
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail